Speed date: Momento de partilha e entrega de bens, serviços e tempo de serviços

Desde o início do ano letivo, que o Projeto Ajuda como Podes, da Associação 1%, esteve a ser implementado, numa turma de alunos do 5º ano, no colégio Valsassina. 

Este projeto pretende fazer com que cada criança adquira, de forma criativa e experimental, competências socio-emocionais e sentido de propósito, que a leve a fazer escolhas socialmente responsáveis no futuro. Para tal, foram abordados, ao longo de várias sessões, temas fundamentais que permitissem desencadear uma cidadania mais ativa.

Neste sentido, os alunos foram desafiados a envolverem-se em causas sociais de modo a darem resposta a necessidades da comunidade de Marvila. Os alunos organizaram-se em equipas, de acordo com os seus gostos pessoais, e tentaram mobilizar os seus familiares, amigos e conhecidos para conseguirem dar resposta ao seu desafio, desafio esse que também foi lançado para todos os pais e alunos do colégio Valsassina.

As necessidades foram todas apresentadas numa lista online, disponibilizada no nosso site, aqui, onde todas as pessoas puderam, e ainda podem, registar-se para participar no projeto. 

Depois disso, foi altura de preparar o Speed Date Solidário, que teve lugar no passado dia 9 de junho, no Colégio Valsassina. Neste dia, todas as pessoas levaram o seu bem, serviço ou tempo de serviço até à banca da Associação 1%.

Este dia foi o culminar do projeto!

Praticamente, todas as necessidades foram satisfeitas! Foram doados bens que permitiram satisfazer quase 60 necessidades. Fizeram-se 600 doações, equivalente a cerca de 9 mil euros, envolvendo a comunidade. Além disso, conseguiram-se angariar 19 serviços, como por exemplo, consultas de estomatologia, aplicação de próteses, entre outras. 

Neste dia, os nossos Agentes da Humanidade foram recebendo dezenas de alunos, familiares e amigos. Muitos aceitaram levar consigo desafios de atos generosos (atos que convidamos as pessoas a praticar durante uma semana) e outros deixaram a sua mão no Mural do Bem Comum. 

No final do dia, o balanço excedeu as expectativas. Todos ficámos orgulhosos: nós, que conseguimos levar avante o nosso projeto, os alunos, que se tornaram melhores cidadãos e puderam ajudar outras pessoas, o colégio, que acolheu de braços abertos este projeto, e as famílias, que viram algumas das suas necessidades satisfeitas!

Veja abaixo algumas das fotografias que colecionámos para si!

 

 


 


 


Outras notícias de Ajuda Como Podes