Sobre nós

A Associação 1% é uma organização sem fins lucrativos que tem como principal objetivo contribuir para a construção de uma sociedade mais ativa, consciente e solidária. A 1% desenvolve campanhas de sensibilização com vista a agitar a comunidade e promover a reflexão em torno da responsabilidade individual de participar ativamente na construção de um mundo melhor. Sabendo que a mudança de comportamento e a alteração de hábitos é um processo lento e só se consegue perante de uma atuação profunda, a grande aposta da 1% recai na área da educação tendo como estratégia principal a implementação de um programa de longa duração, nas áreas da Educação das Emoções e da Educação para a cidadania, denominado Programa Ajuda Como Podes.

Na Associação 1% trabalhamos no sentido de nos tornarmos cidadãos conscientes e ativos na construção do nosso mundo.

Missão

A Associação 1% contribui ativamente para uma sociedade mais consciente e solidária, promovendo uma cidadania ativa. Pretendemos desencadear a valorização pessoal e ser o catalisador para a mudança. Vamos criar e ativar redes para a cooperação, promovendo respostas autónomas e duradoras nas comunidades.
1% não é (só) dar, é Ser. Somos 1%, somos parte do todo.

Transparência

A clareza e a transparência estão presentes nos nossos objetivos, nas nossas ações e prioridades. Temos disponível informação sobre a utilização que fazemos das verbas da Associação e quais os planos que temos para o futuro. Sabemos que o envolvimento da sociedade civil em causas sociais está intimamente ligado com a clareza dos custos associados aos projetos. Queremos que a transparência das nossas ações inspire a ação de todos.

Equipa

Filipe Canto e Castro

Filipe Canto e Castro

Fundador

Sonhador, entusiasta e obstinado, desde muito cedo que deseja contribuir para um mundo mais justo e humano. Criou a Associação 1% e é com sentido de missão que investe em projetos que tenham um real impacto nas atitudes e comportamentos, inspirando maior solidariedade. Acredita que se cada um de nós for 1%, podemos mudar a vida de alguém em 100%.

Alexandra Silva

Alexandra Silva

Coordenadora

Tem formação na área social, onde trabalhou 10 anos aos quais juntou outros tantos na ligação entre a arte e educação. No âmbito do Projeto editorial Nheko, do qual é fundadora, desenvolve várias ações sob a temática da vida em família. Considera a empatia uma das mais importantes características dos seres humanos e acredita que é através da educação que tudo se consegue.

Susana Pereira

Susana Pereira

Responsável pela dinamização do programa Ajuda Como Podes

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Comunitária, tem uma vasta experiência na intervenção individual e em grupo. Considera-se uma privilegiada ao poder fazer o que mais gosta, ajudar o outro a encontrar o que tem de melhor em si. Acredita no ser humano e na capacidade que temos de amar e cuidar do outro. É uma otimista nata!

Sofia Ribeiro

Sofia Ribeiro

Responsável pela Comunicação

Tem formação em comunicação e, entre a realidade empresarial, tem trabalhado em projetos sociais e culturais. É uma sonhadora e, por isso, deseja poder contribuir para um mundo mais justo e equilibrado.

Manifesto 1%

Somos 1%
Somos uma parte.
E todos fazemos parte de um todo,
todos somos parte de várias partes.
Somos 1% nesta construção comum.

Ser 1% não é dar, é Ser.
Procurar dentro de cada um de nós o que de melhor temos,
o que nos dá mais prazer, o que nos motiva o que nos quer levar mais longe,
o que nos empurra os pé para a terra e nos segura a cabeça nas nuvens.

Dar do que Somos implica conhecer a nossa própria natureza,
não é o mesmo que dar do que temos,
é partilhar a nossa riqueza interna sem ter de recorrer a elementos externos.

Tirar de dentro o nosso 1% e oferecê-lo ao mundo é ser capaz de provocar a reconstrução constante desse bocado arrancado.
Ser 1% é participar num movimento de renovação interior através da relação com os outros.
Não se trata de dar ao outro o que temos a mais,
é Ser-se mais,
é Ser 1%.