Associação 1% vence Bootcamp em Empreendedorismo Social

publicado em 29-03-2019 por Sofia Ribeiro

Na sequência da nossa passagem pelo World Summit Awards como observadores atentos e ávidos de novas experiências e ferramentas, concorremos à bolsa da Câmara Municipal de Cascais para participar num Programa de Formação em Empreendedorismo Social. Conseguimos, não uma, mas duas bolsas e, no passado fim de semana participámos no Bootcamp do IES.
O IES é uma associação sem fins lucrativos que tem como foco o tema do Empreendedorismo Social e que trabalha com a inovação promovendo o crescimento do impacto de projetos verdadeiramente transformadores que quebram ciclos de problemas na nossa sociedade. 
Este foi o 34.º  Bootcamp que o IES organizou, uma formação intensiva de 48 horas, que oferece aos participantes a possibilidade de desenvolverem, em equipa, o conceito e o desenho de novas iniciativas de Empreendedorismo Social, permitindo definir os seus modelos de negócio, planos de implementação e estratégias de comunicação.
Desde as 17h de sexta feira às 20h de domingo mal houve tempo para dormir e no pouco tempo de paragem as ideias atropelavam-se umas às outras tal era o nível de estimulação em que estávamos.
O grupo, com cerca de 40 participantes, era muito heterogéneo com pessoas e projetos muito diversificados, mas todos com uma energia fortíssima e propósito muito bem definidos.
Depois de muitas horas de formação, de trabalho, de reflexão e partilha, cada grupo apresentou a sua ideia concentrada em apenas 2 minutos num Pitch que tinha de convencer o Júri* presente de que o seu, era o melhor projeto de todos.
Apresentámos o nosso Programa Ajuda Como Podes num formato ao qual demos o nome de EMOCIONÁRIO, Laboratório de experimentação; Reforçámos a importância de um investimento na educação das emoções, apresentámos esta como uma solução que pode evitar muitos dos problemas que estão na base da nossa sociedade, expusemos a nossa estratégia, falámos deste sonho que temos de tornar o mundo um sítio melhor e partilhámos a ideia de que todos somos parte de um todo, de que somos 1%.
Fomos intensos, esclarecedores, dinâmicos e acima de tudo passamos a nossa paixão nesta apresentação.  

Resultado: Ganhámos o Bootcamp do IES. Fomos a ideia vencedora. 

Foi fantástico!
Esta experiência foi muito enriquecedora a vários níveis, além de termos encontrado muitos projetos complementares e ideias inspiradoras, fizemos amigos e comprovámos que este sonho também parece viável a muitas outras mentes criativas.
Sem dúvida que saímos desta experiência reforçados a vários níveis.
E é assim com o coração cheio e a alma elevada que entramos na Primavera!


Outras notícias

speed date solidario associacao um por cento
Qual o impacto do 2º Speed Date Solidário?
27-06-2019 | Sofia Ribeiro

O Programa Ajuda Como Podes foi implementado pelo 2º ano consecutivo no Colégi...

Saber Mais
speed date solidario associacao um por cento
Educação das Emoções e Cidadania é o resultado do "Ajuda Como Podes"
27-05-2019 | Sofia Ribeiro

A Associação 1%  tem como principal objetivo contribuir para a con...

Saber Mais
Votar é um ato de cidadania: perguntas sobre as eleições
23-05-2019 | Sofia Ribeiro

Eleições europeias 2019 | 26 de maio"Desta vez, não chega ter apenas...

Saber Mais