Formações

Programa de Formação para Agentes Educativos – Professores e Educadores – na área da Educação das Emoções e Cidadania com módulo de formação presencial e plano de implementação em contexto escolar numa atuação direta com as crianças/alunos.

  1. A quem se destina esta formação?

    A educadores e professores de 1º e 2º ciclo que tenham um grupo de crianças e estejam integrados numa instituição e contexto educativo – escola, pré-escolar ou associação.

  2. Quantas horas de formação e como se organiza a formação?

    16 horas de formação presencial em formato workshop com dinâmicas criativas capazes de promover na formação a experiência a desenvolver posteriormente com os alunos na sala de aula.
    Desenvolvimento de plano de acompanhamento para cada educador/formador que inclui sessões de acompanhamento, de supervisão e avaliação e apoio na preparação e concretização do momento final do 1.º ano de implementação na escola, o Speed date Solidário.
    No segundo ano, apoio na criação dos Clubes de Voluntariado e estruturação do plano de ação dos mesmos com o desenvolvimento de um projeto de intervenção na comunidade.
    O grupo tem também acesso a uma plataforma virtual de apoio e partilha de materiais para utilizar ao longo do ano letivo. Cada formando terá um manual e um livro de projeto.

  1. Qual o número mínimo e máximo de formandos?

    O número ideal para o módulo de formação presencial é de 10 participantes. Este número pode ser adaptado à realidade e necessidades de cada escola ou entidade promotora.

  2. Que recursos materiais são necessários para esta formação?

    Uma sala com capacidade para 15 pessoas, cadeiras, material para projeção, acesso a wi-fi (preferencial).

  3. Qual o custo/orçamento deste programa?

    Varia dependendo de vários fatores. Para mais informações, contacte-nos através do formulário disponível aqui.

  4. Como posso frequentar uma formação?

    As formações são promovidas por entidades que trabalham diretamente com a comunidade educativa que podem ser escolas, juntas de freguesia, centros de formação, entre outros. Consulte as formações calendarizadas disponíveis, ou contacte-nos se pretender integrar o Ajuda Como Podes no plano de formação da sua entidade, aqui.

Gostaria de participar numa das formações da Associação 1%?